Tuesday, May 22, 2012

Cinema Noir


Como definir um filme Noir. trata-se de gênero, um estilo, uma atmosfera ou uma aparência ?
Tem que ser em preto e branco ?
Deve envolver um crime violento?
Tem que ser infeliz ?
Os filmes Noir foram produzidos nos Estados Unidos durante um período clássico, de 1941 a 1958 ? Os filme produzidos em outros lugares ou depois desse período devem ser classificados como neo-noir, retro-noir ?
Os historiadores do cinema discutem esses temas há anos.
Os heróis do cinema noir raramente são bonzinhos. Cínicos, impiedosos, sempre querendo levar vantagem  e nada sentimentais.
Os filmes evocam o brutal mundo do crime e da corrupção, num estilo que enfatizava o aspectos da decadência urbana.
O conceito de cinema noir foi inventado pelos críticos franceses, que notaram uma tendências surgidas nos filmes americanos exibidos em massa na França depois da ocupação alemã durante a Segunda Guerra Mundial.
Essa tendência foi batizada numa referência a uma famosa publicação policial conhecida como Série noire. O termo foi batizado para se referir ao submundo sombrio e triste do crime e da corrupção.
O crítico francês Nino Frank foi o primeiro a usar o termo em 1946.
Fora da França a expressão ''filme noir'' só se tornou popular na década de 1960.
As tramas e temas do cinema noir têm raízes nos folhetins baratos e nos romances policiais americanos da época.
Durante as décadas de 1940 e 1950, o tom do cinema noir ficou ainda mais intenso.
As luzes mais ousadas e histéricas. A paranoia anticomunista, a desorientação e a sensação de vazio do pós guerra.
Vários traumas do período, o alcoolismo, um problema crescente nos Estados Unidos do pós guerra, quase acaba com o herói de Farrapo Humano (1945) de Billy Wilder, que acabei de assistir e foi por isso que comecei a falar de cinema noir.
Mas, voltando, como afirmou o historiador de cinema Collin McArthur:
Os temas tratados pelos filmes noir , não se referem a problemas (...) de uma sociedade específica; são metafísicos e tem haver com angustia e solidão, que são elementos essenciais da condição humana.
As mulheres do cinema noir são arquetípicas: mulheres dóceis e amáveis ou femmes fatales, deslumbrantes, misteriosas, ambíguas e dispostas a qualquer coisa para saírem por cima.



Estréia a versão de John Huston de O Falcão Maltês(1941), ele hoje é reconhecido como o primeiro filme marcadamente noir.



Humphrey Bogart. foi o primeiro galã noir, alias ele fez vários filmes do gênero.
E eu gosto muito do Humphrey.





   Em Casa Blanca(1942) de Michael Curtis, Rick (Humphrey Bogart), escolha de que lado fica,
pondo um fim no isolacionismo americano dentro e fora das telas.



                                                           (pacto de Sangue)

Estreia em 1944,o filme noir Pacto de Sangue


O corretor de seguros Walter Neff (Fred MacMurrray) é envolvido num plano para matar  o marido da femme fatale, Phylls Dietrichson (Barbara Stanwyck). Os dois se encontram a cada manhã em um supermercado e, lá, fingindo ser pacatos clientes, discutem os detalhes do assassinato.



Farrapo Humano, foi sucesso de bilheteria e de crítica e ainda ganhou os quatros principais oscars de 1945 melhor,filme e diretor (Wilder), roteiro, (Wilder e Brackett) e ator (Milland).




                                         Ray Milland como o trágico bebum Don Birnam

No comments:

Post a Comment