Thursday, May 31, 2012

Um vestido para Vestir


Suspiro ao folhear em minha mente, o que as mulheres vestiam em 1950, as tendencias mais emblemáticas, tais como os salto alto, saia reta, forma e volume.
E os estilistas que se destacaram nesta década, grandes talentos, cujo nomes hoje são grandes marcas reverenciadas por tod@s da moda.
E o vestido pra mim é uma peça especial em meu closet. Primeiro porque considero a peça mais feminina do guarda roupa da mulher. (Sapatos é vicio e paixão! Não necessariamente nessa ordem).
Nenhuma outra roupa refletiu mais a mudança constante do conceito do corpo ideal para mulheres do que o vestido.
Desde a cintura marcada, que colaborava com a tendência da ampulheta nos anos de 1940 e 1950, até o estilo de vestido tipo combinação, adequado aos corpos magérrimos dos anos 1990, o vestido continua a ditar qual tipo de corpo é ideal para o momento. Pense, qual estilo das eras de vestidos combina com você.

ERA 1950: ESTILO Vestido camisa, favorece tipo de corpo, o ampulheta
ERA 1960: ESTILO Tubinho solto, favorece tipo de corpo, todos
ERA 1970: ESTILO Envelope, favorece tipo de corpo, Curvilíneo
ERA 1980: ESTILO Bufante, favorece tipo de corpo, Esbelto
ERA 1990:ESTILO Combinação, favorece tipo de corpo, Magérrimo.

Cristobal Balenciaga- reinventou e introduziu o vestido balão, o vestido túnica, o vestido chemisier e a linha império.




                                                    (Vestido Império)
Vestido Império
Sobre o vestido império; Há rumores de que Joséphine Bonaparte (que casou com Napoleão) tornando-se a primeira imperatriz da França) inventou o estilo para disfarçar sua gravidez. Se isso e ou não verdade, ela realmente tornou-se uma das primeiras representantes famosas do estilo.
Gwyneth Paltrow deu um ar de novo ao vetido império ao usa-lo no papel Viola, vencedor do Oscar em 1998 no filme Shakespeare Apaixonado.


                                                      (Vestido Trapézio                                                
Vestido Trapézio Amplo 
O vestido trapézio amplo foi apresentado por Balenciaga em 1951 com um casaco. Depois disso ele e outros estilistas desenvolveram vestidos com o mesmo formato, que mais tarde se tornaram sinônimos do estilo moderno dos anos 1960.


                                                        (Vestido Saco)
Vestido - Saco
Balenciaga apresentou o estilo em 1956. Sua versão se estreitava até um ponto abaixo dos joelhos.
Molly Ringwald fez em casa o seu vestido - saco para o baile de formatura no filme A Garota de Rosa - Shocking, de 1986.

                                                           
Givenchy - primeiro ''casamento'' entre uma estrela de cinema e um estilista a querida Audrey Hepburn Introduziu as peças avulsas e tornou famoso o pretinho básico




                                                    (Vestido Caftã)
Vestido Cafta
Nos anos de 1950, Cristian Dior levou o vestido modelo ''caftã" para a passarela. (Este traje amplo, de corte reto, foi baseado na tradicional vestimenta dos homens do Norte da África e do mediterrâneo Oriental). Halston e Yves Saint Laurent fizeram o mesmo alguns anos mais tarde.
Barbara Streisand e Elizabeth Taylor também ajudaram o caftã a se transformar de roupa tradicional de homens em vestidos chique para mulheres.
(por imagens) London fizeram uma versão curta do vestido em A. Um dos estilos mais cobiçados dos anos 1960.

                                                                     (Vestido em A)
Vestido em A
Cristian Dior apresentou-o ao público pela primeira vez em sua coleção primavera em 1955.
Dançarinas go-go girls e esquadrões mod da swinging


                                                 (Vestido Coquetel)
Vestido - coquetel
A cultura do coquetel emergiu nos anos de 1920, quando as pessoas começaram a dar festas antes de jantares e precisavam de algo para vestir nesses eventos. por esse motivo, estilistas criaram esse vestido simples, mas atrevido. Apesar de não ter sido o criador Cristian Dior quem deu nome a esse vestido simples e sofisticado.
Ficou célebre a cena em que Julia Roberts foi procurar uma roupa apropriada para sair á noite em Uma Linda Mulher, filme de 1990. ''eu tenho um vestido'', ela orgulhosamente contou para Richard Gere, ''Um vestido coquetel.''


                                                 (Vestido Balonê)
Vestido Balonê
Em 1957 Pierre Cardin criou o vestido e saia ''Balonê''.  O vestido balonê mais moderno proporciona efeito similar, mas é mais discreto e menos volumoso.
O look balonê - na forma, de vestido, saia e camisa- foi visto nos últimos anos em quase todas as estrelas de Hollywood, de Jessica Alba a Kate Beckinsale.


                                                   (Tubinho Básico Preto)
Vestido Tubinho
Pierre Cardin mostrou o tubinho em meados de 1970, mas a popularidade do estilo decolou com as imperdoáveis modas de roupas justas dos anos 1980.
(fotos)

                                                      (Tubinho  Solto)
Vestido Tubinho Solto
O tubinho solto se tornou uma forma típica do estilista André Courreges nos anos 1960.
Jackie Kennedy frequentemente usava esse estilo durante as campanhas do marido nos anos 1960.
O tubinho solto de Audrey Hepburn no clássico dos anos 1950, Sabrina, também roubava a cena definitivamente.


                                         (Tubinho Solto com Cintura Delineada)


Vestido Tubinho com Cintura Delineada
Alguns dos primeiros tubinhos com cintura delineada foram usados pelas chinesas no século XVII.
Nos Estados Unidos, o estilo longo e justo já entrou e saiu de moda por todo o século XX. Oleg Cassini, estilista pessoal de Jaqueline Kennedy durante seus anos de Casa Branca, criou icônicos tubinhos com cintura delineada para a primeira dama nos anos 1960, inspirando as mulheres, a serem graciosas ao se vestir para sair á noite.
Esse vestido foi muito popular entre as estrelas de filmes dos anos 1930, como Greta Garbo, que geralmente usava-os enquanto recatadamente balançava piteiras.
Carolyn Bisset usou um simples tubinho com cintura delineada de corte enviesado, inspirado nos anos 1930, como vestido de noiva quando se casou com JFK.
O sexy tubinho com cintura delineada que ela vestiu. lançou a carreira do agora famoso estilista Narciso Rodriguez, que veste estrelas como Sarah Jessica Parker.

                                                             (Coco Chanel)

Chanel - é seu retorno, que marca uma resistência ao ''new look'' introduziu o famoso tailleur com correntes douradas, bijuterias, botões com monograma, bolsa acolchoada com corrente dourada.
que inclusive os chineses fabricam e vendem mundo a fora que é uma beleza. Mas foi Coco Chanel quem cunhou o termo ''Pretinho Básico''

                                             (Vestido Envelope)
Vestido - Envelope
Diane Von Furstenberg criou sua dinastia de moda no envelope ao lançá-lo em 1974. Seu slogan, ''Sinta-se mulher, use um vestido'', e seu design chique e simples ressoaram entre as mulheres americanas. Em 1976 ela aterrisou na capa da revista Newsweek, de ''a mulher mais comerciável desde Coco Chanel.
A garota trabalhadora dos anos 1970 que combinava o envelope com salto agulha inspirou legiões de seguidoras de tendências em Hollywood, como as irmãs Hilton, ajudaram a torna-lo famoso novamente.

                                                (Vestido Bufante)
Vestido Bufante
Em 1986, o estilista Cristian Lacroix apresentou essa resplandescente criação feita de tecido estampado e de cores fortes, como a cor fúcsia e a estampa de rosas.
Garotas de baile de formatura no ano de 1980 usaram e abusaram do vestido bufante, geralmente sem alças. Veja alguns filmes clássicos sobre colegiais dos anos 1980, como Gatinhas & Gatões,para ver o extravagante vestido bufante em ação.

Portanto queridinhas escolha o modelo que lhe cai melhor.

No comments:

Post a Comment